Definição
Instrumento cujo principio de funcionamento se destina à medição de acabamento superficiais, é um componente da textura da superfície. É quantificado pelos desvios na direção do vetor normal de uma superfície real a partir da sua forma ideal. Se esses desvios forem grandes, a superfície é áspera; Se eles são pequenos, a superfície é suave. Na metrologia de superfície, a rugosidade é tipicamente considerada como o componente de alta frequência e curto comprimento de onda de uma superfície medida. No entanto, na prática, muitas vezes é necessário conhecer a amplitude e a freqüência para garantir que uma superfície seja adequada para um propósito.
Características
A rugosidade desempenha um papel importante na determinação de como um objeto real irá interagir com seu ambiente. Na tribologia, as superfícies rugosas geralmente usam mais rapidamente e possuem maiores coeficientes de fricção do que superfícies lisas. A rugosidade é muitas vezes um bom preditor do desempenho de um componente mecânico, uma vez que irregularidades na superfície podem formar locais de nucleação para rachaduras ou corrosão. Por outro lado, a rugosidade pode promover a adesão. De um modo geral, em vez de descriptores específicos da escala, os descritores de escala cruzada, como a fractalidade superficial, fornecem previsões mais significativas de interações mecânicas em superfícies, incluindo rigidez de contato [1] e fricção estática. [2]
Embora um alto valor de rugosidade seja frequentemente indesejável, pode ser difícil e dispendioso controlar na fabricação. Por exemplo, é difícil e caro controlar a rugosidade superficial das peças fabricadas em modelagem de deposição fundida. Diminuir a rugosidade de uma superfície geralmente aumenta o seu custo de fabricação. Isso geralmente resulta em um trade-off entre o custo de fabricação de um componente e seu desempenho na aplicação.
A rugosidade pode ser medida por comparação manual contra um “comparador de rugosidade superficial” (uma amostra de rugosidade superficial conhecida), mas em geral, uma medida de perfil da superfície é feita com um perfilômetro. Estes podem ser da variedade de contato (tipicamente uma caneta de diamante) ou óptica (por exemplo: um interferômetro de luz branca ou microscópio focal de varredura a laser).
Aproveite e fale com um de nossos especialistas:
Calibração
A Calibratec possúi técnicos e laboratórios especializados para calibração de seu instrumento. São 40 anos de experiência e pioneirismo em metrologia e qualidade, garantindo o melhor custo benefìcio do setor.
Manutenção
Nossos técnicos são capacitados para realizar reparos e ajustes, utilizando sempre peças de reposição originais.
A Calibratec é uma das pioneiras em atender os requisitos na norma NBR ISO 9001. Seus laboratórios – Dimensional, Força e Dureza, Pressão, Tempo e Frequência – são credenciados e reconhecidos pela Rede Brasileira de Calibração RBC / INMETRO.
Conheça a Calibratec: